Foram necessários apenas cinco meses para que Carla Faine, de 19 anos, passasse de estagiária a funcionária em uma empresa de vestuário e acessórios de Barreiras. Efetivada em maio deste ano, Carla cursa o terceiro semestre do curso de Administração. Para a estudante, a efetivação veio como reconhecimento ao esforço demonstrado durante o período de estágio e ao interesse da organização em reter bons profissionais. A empresa não é a única, cerca de 50% das empresas que possuem estagiários contratados através do Estágios Integrados do Brasil – EIB, efetivam em um prazo de cinco meses há um ano.

Em um mercado muito aquecido, onde a concorrência e a rotatividade se tornaram muito altas, a efetivação de estagiários se apresentou como uma boa solução, conta a gerente da empresa, Zélia da Mata. “Em geral, os estagiários são jovens e estão em busca do primeiro emprego ou de uma colocação no mercado de trabalho”, afirmou a gerente, acrescentando que “além de ter um colaborador criativo e motivado, temos a possibilidade de formar o profissional adequado ao perfil da empresa”.

Para a coordenadora do EIB, Socorro Portela, a falta de mão-de-obra qualificada faz com que o estágio seja visto como um período de treinamento e adaptação. “As empresas efetivam quando observam que o estagiário tem disposição para aprender e irá se desenvolver rapidamente, além de analisar a capacidade de adaptação na empresa”, finaliza Socorro Portela.

Especialistas em seleção e recrutamento concordam que para garantir a efetivação, não basta apresentar disposição, mas é preciso conseguir lidar com situações problemáticas, ter habilidade para engajar pessoas e boa comunicação.

O EIB faz a ponte entre o estagiário e a empresa

Objetivo de intermediar, orientar e promover o encontro entre o estudante a empresa e a instituição de ensino. Possibilitando ao estudante a oportunidade de ingressar na carreira profissional junto as empresas, oferecendo ao mercado um estagiário capacitado.

Vantagens para a Empresa:

  • Criatividade dos estagiários para a empresa;
  • A possibilidade de formar o profissional adequando-o ao perfil da empresa;
  • O estagiário não tem vínculo trabalhista;
  • O estagiário é regido por LEI FEDERAL n° 11.788 seguindo requisitos legais próprio.

Para o Estudante:

  • Precisa ter no mínimo 16 anos, cumprirá carga horária de 6h diárias;
  • Preencher ficha cadastral;
  • Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e declaração da escola ou faculdade.

ASSECOM CDL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mobilizze Marketing Digital