Um dos fatores mais relevantes para o sucesso de um negócio é saber se relacionar bem com seus clientes e fidelizá-los. Muitas empresas ainda negligenciam esses elementos. Prova disso é o grande número de casos em que o cadastramento de clientes não possui as informações completas ou adequadas.

Para cada etapa que envolve cadastro, crédito e cobrança uma estratégia deve ser desenvolvida. Quanto mais parâmetros forem incluídos no planejamento dessas fases, maior qualidade terá o crédito concedido, reduzindo assim os esforços com a cobrança.

O cadastro de clientes visa colher dados que permitirão conhecê-lo melhor e realizar uma análise de crédito consciente utilizando as informações que formam o seu histórico. Um cadastro incompleto ou desatualizado pode causar problemas para a empresa e gerar um índice de inadimplência insustentável.

Uma ficha cadastral deve possuir campos disponíveis a serem preenchidos que sejam suficientes para uma análise de crédito eficaz. O excesso de informações irrelevantes, muitas vezes, pode tornar a ficha cansativa de se preencher e analisar. Por isso, é importante avaliar quais informações o lojista realmente vai precisar em sua ficha cadastral.

Geralmente, um cadastro acompanhado de cópias de documentos pode trazer mais qualidade à análise de crédito. Documentações de identificação, comprovação de renda e endereço, contracheque, declaração de Imposto de Renda, escritura de imóveis e até mesmo o IPVA são importantes, que ajudam a determinar o poder de compra que o cliente tem.

Finalmente, manter um cadastro de clientes atualizado significa ter mais segurança na concessão de um crédito com maior qualidade para reduzir o índice de inadimplência da empresa. A mudança de emprego, endereço, salário e a evolução ou recuo patrimonial do cliente devem ser reanalisado pelo menos a cada 12 meses para manter uma ficha cadastral sempre atualizada. Nessa etapa, lembre-se que é melhor investir tempo cadastrando e atualizando uma ficha do que ter que gastá-lo com a cobrança que, muitas vezes, pode até afastar o cliente.

Com informações Decisão Sistemas

DICA CDL

Em Barreiras e região, a CDL orienta aos lojistas que peçam como documento para comprovante de endereço na hora do cadastro, a conta da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, pois reúne as informações postais mais completas.

É importante ter um cadastro uniforme e completo, pois são essas informações que orientarão a assessoria de cobrança sobre qual será a forma de contato mais adequada. Através do registro de clientes que os setores podem buscar informações importantes a respeito de cada cliente, o que ajuda a criar um perfil, facilitar a comunicação e tomar decisões mais acertadas, tornando os processos de vendas e marketing mais eficazes.


ASSECOM CDL

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