Viver em comunidade significa preservar o principal bem de uma cidade: seus espaços públicos, principalmente quando esses espaços comprometem a segurança dos pedestres e do comércio. O assunto gera uma inquietude no âmbito comercial e organizacional para o bom funcionamento dos locais, as ruas, avenidas e passeios devem ser respeitados de acordos com as regras estabelecidas pelos órgãos públicos.
A CDL Barreiras e sua diretoria empenhada em contribuir na atuação do ordenamento e ocupação desses espaços públicos, levando em consideração as inúmeras queixas dos comerciantes barreirenses, esteve na tarde de 02 de maio juntamente com a Comissão composta por servidores municipais intitulada “ A Praça é nossa” debatendo sobre as diretrizes fiscalizatórias que vêm acontecendo nos últimos meses no município. O objetivo é notificar e impedir a comercialização de produtos alimentícios fora dos padrões legais da Vigilância Sanitária e colocar em prática o código de postura (Lei 650/2004). Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, André Braga, uma das principais preocupações é o impacto da informalidade no comércio local. “A gente entende que esse é um debate construtivo, a ocupação das calçadas tem sido uma queixa frequente dos associados, e ficamos felizes com essa iniciativa, que é importante para que essas pessoas tenham a oportunidade de trabalhar também em outros locais”.
Novos Espaços:
Além do espaço dos novos pavilhões do CAB, que devem ser inaugurados ainda este mês, a área externa do Estádio Municipal Geraldão será utilizada como praça de estacionamento de vans e food truks. O projeto, já em construção, deve contemplar a cidade com uma bela área de lazer onde os espaços devem ser melhor aproveitados para a comercialização de produtos e alimentos.
Os ambulantes que desejam se regularizar devem procurar a secretaria de infraestrutura na sala do empreendedor que está em pleno funcionamento no antigo Shopping, ao lado da rodoviária. Lá, eles oferecem soluções especializadas para regularização dos negócios que precisam sair da informalidade.