Encontro, articulado pelo Sindilojas, também contou com a participação da Aceb
Diretoria e associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Barreiras (Aceb) reuniram-se, na tarde desta segunda-feira (02), como governador Rui Costa, no auditório da entidade, para apresentar as demandas do setor. O presidente da CDL, Thiago Quinteiro recepcionou o chefe do Executivo Estadual e sua comitiva para o diálogo, articulado pelo presidente do Sindilojas, Carlos Costa. Na pauta, foram abordadas a ampliação do Aeroporto, a reestruturação do Distrito Industrial e a implantação do videomonitoramento na cidade. Assuntos já apresentados e com negociações iniciadas com o poder público, no entanto, sem um efetivo retorno e conclusão das solicitações.
Rui Costa afirmou que gostaria de ter iniciado a obra do aeroporto há mais tempo e que até o momento não foi possível licitar em função de sucessivas alterações solicitadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC. “Recentemente foi aprovado o terminal de passageiros. Hoje eu anuncio a licitação do terminal e em mais alguns dias será publicada a licitação no valor de R$ 25 milhões. Será um terminal novo com recurso cem por cento do governo do Estado”.
Ainda sobre o aeroporto, o governador explicou que também foram solicitadas diversas alterações no projeto da pista. “Para que possamos dar continuidade à obra iremos intensificar as cobranças ao Governo Federal para obtermos a autorização e liberação. Queremos uma pista no mesmo padrão de Vitória da Conquista e para ter flexibilidade é importante que o aeroporto daqui tenha a mesma classificação e possa usar a mesma aeronave para fazer escala”, completou.
A reestruturação do Distrito Industrial é outra ação muito esperada por toda a classe para que novos investimentos com potencial de gerar emprego e renda instalem-se em Barreiras. Rui Costa destacou que será feito um planejamento e autorizou a licitação para a recuperação do Centro Industrial nas vias urbanas e sugeriu, ainda, a avaliação da possibilidade da gestão conjunta do Distrito.
Mantendo o objetivo de ampliar as ações de segurança pública no município, foi solicitado um posicionamento do governo estadual referente ao Sistema de Videomonitoramento que ajudará a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônios públicos. O governador explicou que foi feito um contrato no valor de R$ 800 milhões para implantar o videomonitoramento na Bahia. “Estamos falando de uma das tecnologias de processamento de imagens mais avançadas que existe atualmente. Já está em processo de implantação e o consórcio vencedor tem até o final deste ano para concluir 100% da implantação, em toda a Bahia por ordem de escalonamento”, disse.
O presidente Thiago Quinteiro agradeceu ao governador e ressaltou sobre os anos de expectativas em relação, principalmente, à pauta do aeroporto. “Como barreirense conheço essa pauta do aeroporto desde criança e essa luta. Estamos muito satisfeitos e ouvindo agora essas explanações nos mostra que tem possibilidade real de sair do papel. Estamos muito felizes. Sobre o setor Industrial, gostaria que o governador nomeasse uma pessoa para procurarmos e podermos ser mais enfáticos sobre as nossas demandas”, concluiu.
No final da reunião, o presidente entregou ao governador um documento com todas as demandas apresentadas e, também, demandas tributárias estaduais e federais.